terça-feira, 15 de outubro de 2013

Dica - "Como escolher e limpar peixe"

Peixe é um alimento rico para a saúde, porém nem todo mundo gosta de limpar ou mesmo sabe escolher o peixe. Pensando nisso, dei uma pesquisada pra tentar facilitar a vida das pessoas que querem comer um peixinho. Pesquisei também quais os melhores tipos de preparo para os peixes mais conhecidos do mercado. 
Para limpar, faça um corte na região abdominal e retire as víceras do animal e a espinha. Lave com cuidado o interior do peixe em água corrente.
Se você vai comer o peixe com a pele é necessário retirar as barbatanas e as escamas. Com o auxílio de uma tesoura, corte as barbatanas bem rente à pele. Depois, retire as escama do peixe utilizando o dorso de uma faca. Basta pressionar a faca em movimentos do rabo em direção à cabeça.
Como escolher o peixe?
Quando for comprar, escolha sempre o peixe com a melhor aparência. Os olhos devem estar claros e a pele deve estar lisa e brilhante. Repare nas escamas, elas  devem estar bem presas. Se estiverem escuras e se soltando com facilidade significa que o peixe não está fresco.
O peixe fresco tem também guelras bem avermelhadas e um odor característico do mar, mas que não seja muito forte e desagradável. Por último, pressione a carne ao longo da espinha e só compre se perceber que está bem firme.
Veja os melhores tipos de preparo  para alguns peixes : 
Atum: grelhado na chapa ou frito
Bacalhau: frito, assado, empanado, cozido, ensopado ou grelhado.
Bagre: frito, assado, grelhado ou cozido
Carpa: cozida, assada, frita ou empanada
Cavala: grelhada ou assada
Corvina: grelhada, assada ou preparada no vapor
Dourado:  frito, grelhado ou na chapa
Linguado: frito, cozido ou assado
Pescada-branca: frita, assada, grelhada, salteada ou ensopada
Pescada-prateada: frita, assada ou grelhada
Salmão: grelhado, defumado ou assado
Sardinha: frita, grelhada ou marinada
Tainha: frita ou assada
Tilápia:  frita, cozida, grelhada ou assada
Fonte: Site MdeMulher

Nenhum comentário:

Postar um comentário