Hoje em dia com a falta de tempo, temos que usar mão de artifícios como de congelar alimentos para facilitar o dia a dia. Mas você sabe como se congela cada tipo de alimento?
Pesquisei na internet e achei em um site muito bacana e bem explicado. Vamos ver?
Congelamento de bebidas
Alguns tipos de bebidas como o vinho, (para tempero) o leite e o suco de frutas cítricas podem ser armazenadas no freezer sem problemas.
O leite deve ser congelado em uma garrafa fechada de vidro ou de plástico, não completamente cheia para evitar uma explosão devido ao choque térmico.
O vinho e o suco, é melhor congelá-los em formato de cubinhos e envolvê-los em papel alumínio para que não peguem outros gostos. Utilize os cubinhos em receitas, nunca em bebidas pois o sabor muda após o congelamento.
Congelamento de carnes
As carnes, bem como aves e peixes, devem ser limpas e as partes não comestíveis (como a gordura excedente) devem ser retiradas. Esses alimentos devem ser armazenados na quantidade em que serão consumidos.
Congelamento de frutas
As frutas devem ser higienizadas e os caroços, sementes devem ser retirados. Armazene as frutas na quantidade exata que você ou sua família consomem. Coloque uma etiqueta com os dados descritos acima e coloque na embalagem. As frutas congeladas devem ser consumidas em preparações como bolos, tortas, vitaminas entre outros.
Congelamento de hortaliças
Para congelar hortaliças é necessário usar uma técnica chamada branqueamento, que melhor conserva as características como sabor, cor, textura, além de provocar também uma diminuição na atividade enzimática e na proliferação de bactérias.
O branqueamento se refere à lavagem correta das hortaliças, onde devem ser separadas partes estragadas. Em seguida, deve-se submergir o alimento em água fervente e rapidamente colocá-lo em água fria, para que ocorra o choque térmico.
Congelamento de ovos
Misture a clara e com a gema e coloque-as em uma embalagem a vácuo. Recomendo que coloque uma etiqueta especificando a quantidade de ovos e a data do congelamento.
Congelamento de alimentos pré-preparados
Prepare os alimentos com pouco tempero e não exceda o tempo no fogo, já que os alimentos serão aquecidos novamente.
Após o preparo dos alimentos, coloque-os em embalagens adequadas, na quantidade a ser consumida em uma refeição e, em seguida, coloque a embalagem do alimento pronto sobre um recipiente com água fria e gelo. Depois, coloque o alimento no refrigerador e após o resfriamento, coloque no freezer.
Congelamento de pão
Basta colocar dentro de um saco a vácuo ou com mínimo de ar e congelar.
Congelamento de queijos
Os melhores para serem congelados são os queijos do tipo prato e mussarela.
Nunca deve congelar:
Verduras de folha, como por exemplo, alface, agrião e espinafres.
Pepino, rabanete e tomate cru não devem ser congelados, assim como qualquer legume que se pretende consumir em saladas.
Batata e gemas cruas ou claras cozidas.
Aves recheadas.
Maionese, pudins ou cremes que tenham levado na sua preparação leite e ovos.
Texto extraído do site Gulosos e Saudáveis